A MUDANÇA COMEÇA AGORA
O projeto de pesquisa “Famílias do Rio: Memórias de Trabalho e Vida frente à construção de Belo Monte”, coordenado por professor do Instituto de Letras e Comunicação – ILC, na Federal Universidade do Estado do Pará – UFPA, Profª Drª Elizabete Vidal, em parceria com Campus Universitário de Altamira e Instituto Salvaterra. Em sua fase de trabalho de campo, em Altamira, a pesquisa identifica, monitora, registra, discute, debate e divulga impactos causados pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte Fábrica, pelo BMCC – Consórcio Construtor Belo Monte, em Vitória do Xingu município, região Transamazônica, no Pará.
A construção direta do Complexo Hidrelétrico Belo Monte afetou centenas de famílias, obrigando-as a abandonar suas casas. A sigla UHBM refere-se a um organismo vivo, cujo coração bate rapidamente, em corpo forte, em movimento e transformação constantes. São veias, artérias e vasos que necessitam de monitoramento contínuo para identificar os impactos causados por esse sistema. Considerando que os estudos realizados pelos EIAs – Impacto Ambiental Estudos e EIRs – Relatórios de Impacto Ambiental, não previram os impactos que a barragem do rio Xingu causaria nas histórias de vida e trabalho dos moradores de áreas afetadas pelo projeto, este estudo coordenado pelo Instituto de Letras e Comunicação – professor do ILC, da Universidade Federal do Pará – UFPA, Profª Drª Elizabete Vidal, em parceria com Museu Nacional do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Instituto Salvaterra, consiste em uma análise discursiva de narrativas ribeirinhas famílias do Rio Volta Grande do Xingu, impactadas pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Município do Xingu/PA
O projeto visa implantar no Ensino Municipal, Fundamental e escolas de Educação Básica, no Estado do Pará, Centros Culturais do Conhecimento, baseado no conceito de Biblioteca do Futuro. Nesse sentido, o projeto incentiva Educação, Cultura e Conhecimento, contribuindo diretamente para a formação de cidadãos, sujeitos de suas próprias histórias, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo Educação de qualidade (4); Igualdade de Gênero (5) e Cidades Sustentáveis e Comunidades (11). Pela formação do capital intelectual e em defesa de um espaço para debates, não há nada mais apropriado do que os espaços do bibliotecas que já existem, nas escolas que serão atendidas pelo projeto. É neste espaço particular que se destaca a valorização do conhecimento, Estímulo à leitura e criatividade dos alunos será oferecido às crianças e jovens, formação de futuros adultos, responsáveis pelo conhecimento Transmissão. Nessa perspectiva, o projeto pretende ampliar os espaços de bibliotecas tradicionais, introduzindo a Leitura Guiada, a Cinemateca, a História em Quadrinhos, Sala Multimídia, Makerspace, Espaço Amazonas, Espaço Inclusão e Língua de Sinais. Durante a execução do projeto, de janeiro de 2024 a junho de 2025, as ações será desenvolvido para promover o intercâmbio entre as escolas atendidas pelo projeto.